sexta-feira, 16 de maio de 2008

BOLETIM DA SESSÃO ORDINÁRIA QUINTA-FEIRA, 15 DE MAIO DE 2008

• Ataíde Macedo destaca visita da Comissão de Direitos Humanos ao DISEP
• Edivaldo Ferreira quer investigação das denúncias envolvendo a Secretaria de Saúde
• Fernando Jacaré destaca honestidade do Governo Municipal
• José William cobra ações da Prefeitura na zona rural
• Vivi Mendes afirma que é perseguido pelo vereador José William
• Lúcia Rocha cobra merenda escolar na rede municipal
• Jean Fabrício diz que CEI é motivada por interesses eleitorais
• Irma Lemos critica sistema de saúde pública municipal
• Lygia Matos quer ética em ano eleitoral
• Carlos Gentil diz que parlamentares devem investigar denúncias

Na sessão desta quinta-feira (15) o vereador Ataíde Macedo (PSB) destacou as dificuldades que enfrenta no exercício do mandato. O parlamentar afirmou que tem sido vítima de perseguições políticas, motivadas por inveja e ciúmes. “Para crescer não é preciso pisar em ninguém”, disse Macedo, condenando comportamentos como publicação de cartas e notas contrárias à imagem dos vereadores.A visita que a Comissão de Direitos Humanos fez ao Distrito Integrado de Segurança Pública/DISEP também mereceu destaque no pronunciamento do parlamentar. A visita teve por objetivo averiguar a veracidade de denúncias de falta de infra-estrutura adequada e superlotação. “Todas as celas estão lotadas. Precisamos do complexo penal para que este problema seja resolvido”, afirmou.

O vereador Edivaldo Ferreira (PMDB) destacou o pedido da instalação da Comissão Especial de Inquérito/CEI para investigar as denúncias de um esquema de corrupção e tráfico de influência na Secretaria Municipal de Saúde. Ferreira cobrou da Mesa Diretora o parecer da instalação da CEI, bem como os nomes dos vereadores que farão parte da mesma. “A população espera desta Casa uma posição firme e coerente na investigação das denúncias”, disse o vereador, ressaltando que o assunto foi amplamente comentado pela imprensa local. Ferreira destacou, ainda, que em alguns blogs locais já existe uma defesa do deputado federal Guilherme Menezes, envolvido nas denúncias de superfaturamento.Para Ferreira, é preciso esperar a investigação das denúncias para se construir a defesa. “Se o deputado estiver envolvido, vai ter espaço para se defender na CEI”, afirmou, condenando a atitude de Menezes ao divulgar nota pública na tentativa de provar sua inocência.
O vereador Fernando Jacaré (PT) rebateu as críticas do vereador Edivaldo Ferreira (PMDB) contra o governo petista, ressaltando a seriedade e competência do projeto político do grupo que administra a cidade. Segundo Jacaré, “trata-se de pessoas sérias e honestas, que não colocam suas necessidades pessoais à frente dos interesses da população”.O parlamentar destacou os resultados da administração municipal: “O prefeito José Raimundo vai sair do governo com uma popularidade espetacular”, disse Jacaré, garantindo que qualquer denúncia deve ser investigada para que a verdade venha à tona. “Vamos dar continuidade a este projeto político vitorioso”, afirmou.Concurso público - Outro assunto que mereceu destaque no discurso de Fernando Jacaré foi o anúncio do resultado final do concurso público municipal. “A justiça entendeu que os recursos apresentados não procediam. Nas próximas semanas os aprovados vão começar a ser convocados”, afirmou.José William cobra ações da Prefeitura na zona rural

O vereador José William (DEM) voltou a cobrar ações da Prefeitura Municipal na zona rural. Segundo o parlamentar, as estradas que dão acesso aos distritos e povoados estão intransitáveis. “A situação é lastimável”, declarou. O vereador apresentou requerimento ao prefeito José Raimundo Fontes solicitando a demissão do responsável pela manutenção das estradas vicinais.O parlamentar destacou a insatisfação dos moradores do povoado de Dantilândia diante da contratação de três pessoas (que não são da zona rural) para trabalhar no projeto Segundo Tempo, do Governo Federal, núcleo de Dantilândia. Segundo William, os moradores já estão mobilizados no sentido de solicitar a contratação de pessoas que moram no local.José William condenou a postura da Secretaria Municipal de Educação por não comparecer à sessão que iria discutir a pauta de reivindicações do Sindicato do Magistério Público Municipal/ SIMMP.

O vereador Vivi Mendes (PT) rebateu as críticas do vereador José William (DEM) para com a administração municipal, principalmente contra o prefeito José Raimundo Fontes. “O vereador José William persegue todo mundo”, disse Mendes. O parlamentar ressaltou os resultados do trabalho do governo e saiu em defesa do responsável pela manutenção das estradas que dão acesso à zona rural. Vivi Mendes acusou o vereador José William de jogar sujo na política, perseguindo o seu mandato. “O povo de Vitória da Conquista não é bobo de ‘cair na conversa do vereador José William”, declarou Mendes, ressaltando sua luta em defesa do trabalhador.

A vereadora Lúcia Rocha (DEM) cobrou da Prefeitura Municipal a manutenção das escolas da zona rural e destacou a falta de merenda escolar e infra-estrutura para atender aos alunos da rede municipal, principalmente na escola do povoado Quatis do Fumaça.Rocha cobrou a instalação do meio-fio na rua do Cemitério que, apesar de receber pavimentação asfáltica, não tem meio-fio. “Temos a função de defender nosso povo. Os vereadores têm de lutar pelos direitos do povo”, afirmou, solicitando a pavimentação asfáltica da estrada que liga o povoado do Pradoso ao distrito de Bate-Pé. Outra indicação apresentada por Lúcia Rocha foi a que solicita a instalação de redutor de velocidade na Avenida Bartolomeu de Gusmão para reduzir o número de acidentes. “Toda semana tem acidentes causados por alta velocidade”, disse.

O vereador Jean Fabrício (PCdoB) comentou o requerimento que solicita a instalação da CEI que vai investigar denúncias de superfaturamento na Secretaria de Saúde. Segundo o parlamentar, o Governo Municipal não tem nada a temer e o pedido da CEI é fruto de questões políticas que aparecem por se tratar de ano eleitoral.Fabrício criticou o requerimento apresentado pelo vereador José William (DEM), solicitando a demissão do funcionário municipal responsável pela manutenção das estradas que dão acesso à zona rural. Ressaltou que o município é grande, porém não dispõe dos recursos necessários para que a zona rural seja contemplada em sua plenitude.Lamentou a má-distribuição de renda no Brasil e afirmou que é preciso discutir o assunto e pensar políticas públicas que promovam reforma tributária com o objetivo de distribuir de maneira democrática a renda do país. “Quem ganha mais, deve pagar mais”, declarou o parlamentar.

A vereadora Irma Lemos (DEM) lamentou a morte de D. Vitória, moradora da zona rural, por falta de atendimento especializado no Hospital de Base. “O povo está morrendo à míngua em Vitória da Conquista”, lamentou a vereadora. Lemos criticou o sistema de saúde pública em Conquista e ressaltou sua revolta ao ver uma dona-de-casa morrer por falta de atendimento especializado.Lemos cobrou ações da Prefeitura Municipal no distrito do Iguá, parabenizando o vereador Vivi Mendes por lutar pela liberação de recursos para a pavimentação asfáltica do distrito.

A vereadora Lygia Matos (PT) afirmou que o embate político esperado em ano eleitoral deve ser pautado pela ética, responsabilidade e seriedade. A parlamentar criticou o vereador José William (DEM) por comparar o deputado federal Guilherme Menezes ao traficante Fernandinho Beira Mar.Matos questionou o pedido da instalação da CEI para investigar denúncias de irregularidades na Secretaria Municipal de Saúde e ressaltou a inoperância de governos anteriores em relação à saúde pública. “Nossa situação era precária em relação á saúde”, declarou. A parlamentar comemorou a liberação de recursos para pavimentação asfáltica de diversas ruas em Vitória da Conquista e do distrito do Iguá.

O vereador Carlos Gentil (PMDB) comentou o requerimento apresentado pela Bancada de Oposição solicitando a instalação da CEI para investigar denúncias envolvendo a Secretaria de Saúde. Ressaltou que o pedido de investigação conta com o compromisso de todos os vereadores na apuração das denúncias. “Ninguém está aqui para condenar. Queremos a investigação dos fatos, pois esta é uma obrigação dos vereadores”, disse Gentil, se colocando à disposição para trabalhar na CEI. Para o parlamentar, é preciso dar uma resposta para a população, que espera o comprometimento dos parlamentares nas investigações das denúncias.

Nenhum comentário:

#160