terça-feira, 1 de abril de 2008

Crise na segurança reúne poderes constituídos

Em pauta, a precariedade do sistema prisional e a crise na segurança da terceira maior cidade baiana. À mesa, representantes do Ministério Público, delegados de polícia, oficiais da Polícia Militar, diretores do Presídio Nilton Gonçalves, o líder do governo na Assembléia Legislativa, Waldenor Pereira (PT), e o deputado Clóvis Ferraz (DEM).
A reunião, no Fórum João mangabeira, foi nesta segunda-feira (31). Convocados pela juíza titular da 1ª Vara Crime, Carmem Estela Sampaio Pereira, os presentes discutiram os números alarmantes da criminalidade e o limite da situação para as autoridades e comunidade.
Com as carceragens da cidade superlotadas as autoridades pedem soluções imediata aos governos estadual e federal. Segundo a Juíza Carmem Estela, o Distrito de Segurança Pública (Disep) não comporta mais um único detento. “No lugar de 16, encontram-se 90”, afirmou, completando a informação: “no presídio cabe 150 custodiados, já tem mais de 200”. Ela vai mais além e revela que desde a semana passada, deixou de realizar “audiência sérias dentro de Vitória da Conquista, como de tóxicos, tráfico de drogas”. O motivo: não tem agente para o deslocamento dos presos.
A promotora de justiça Guiomar Miranda Melo, também fez um clamor sobre a situação. “A partir desse momento, dando conhecimento aos representantes do nosso povo, nós temos a esperança que a situação venha a ser resolvida”. Registrado em ata, o conteúdo da reunião será transformado em documento e encaminhado aos governos, por intermédio dos representantes de Conquista na Assembléia Legislativa e Câmara dos Deputados.
Por Isaac Cabral

Nenhum comentário:

#160