quarta-feira, 2 de abril de 2008

Estado instala cisternas de emergência em comunidades rurais


A população prejudicada pela longa estiagem em áreas rurais de Vitória da Conquista, Brumado, Itiúba, Caldeirão Grande e São Domingos está sendo assistida pelo Estado. Os municípios cujas prefeituras decretaram situação de emergência começaram a receber na semana passada as cisternas de vinil adquiridas pela Coordenação Estadual de Defesa Civil (Cordec). A iniciativa beneficia diretamente 82 comunidades.

Em Vitória da Conquista, uma das cidades mais afetadas com a seca, 30 cisternas vão ser instaladas. “Há necessidade de ações maiores, como a construção de barragens e poços, mas enquanto isso não acontece é muito importante juntar esforços e fazer parcerias com o Estado para intervenções como esta”, disse o coordenador de Agricultura Familiar do município, Noeci Salgado, informando que a população rural de Conquista, estimada em 63 mil pessoas, teve a produção agrícola gravemente prejudicada.

O equipamento tem capacidade de armazenar 8 mil litros de água, de carros-pipa ou da chuva, através do telhado. As cisternas têm garantia de 10 anos e podem ser montadas em duas horas. Segundo o cronograma da Cordec, depois de Conquista, serão contemplados os municípios de Brumado, Itiúba, Caldeirão Grande e São Domingos. O órgão adquiriu, ao todo, 900 cisternas, com investimento de R$ 800 mil. Nos próximos meses, R$ 1 milhão serão investidos para a mesma finalidade.

Para o coordenador de Defesa Civil, Antônio Rodrigues, a ação inclui a realização de atividades educativas com a população beneficiada. “As famílias são capacitadas para o uso racional da água e recebem orientações sobre o ciclo da chuva e questões ambientais”, explicou. Ele afirmou que a iniciativa tem caráter emergencial, mas a intenção do Estado é atender às comunidades com políticas mais permanentes de enfrentamento à seca. “Os equipamentos ficarão nas comunidades até que as cisternas de placa do programa Água para Todos cheguem aos municípios”, destacou.

Nenhum comentário:

#160